Você está aqui: Página Inicial > Gestão de Nélio Aguiar diz que herdou dívida de quase R$ 96 milhões de Von

Gestão de Nélio Aguiar diz que herdou dívida de quase R$ 96 milhões de Von

A nova gestão em Santarém, no oeste do Pará, sob o comando do prefeito Nélio Aguiar (DEM), diz que herdou dívida de aproximadamente R$ 96 milhões do governo do ex-prefeito Alexandre Von (PSDB). O valor foi anunciado por Nélio na segunda-feira (16), durante pronunciamento na sessão de abertura dos trabalhados na Câmara de Vereadores. O gestor disse que vai priorizar a negociação da dívida.

O valor anunciado é resultado da apuração de uma comissão nomeada para analisar as finanças da administração municipal. Conforme informou o Jornal Tapajós 1ª edição de segunda-feira, foram pouco mais de R$ 94 milhões de contas a pagar. O valor deixado em caixa foi de R$ 39 milhões. Aproximadamente R$ 2,5 milhões foram de precatórios – débitos que o município tem com cidadãos ou empresas.

O mais preocupante são os débitos da Prefeitura com o Instituto de Previdência do Servidor Municipal, referentes a recolhimento, que implica em penalidades. “Estamos impossibilitados de realizar qualquer convênio com o governo do estado e com o governo federal. Estamos priorizando a renegociação desse débito, o parcelamento dessa dívida para que a gente possa sair do caos”, declarou.

Durante o discurso, Nélio reafirmou o compromisso com a população santarena assumido em campanha e destacou algumas prioridades em seu governo na gestão 2017/2020. Segundo Aguiar, a única saída cabível é reduzir as despesas com pessoal, aluguéis de veículos, imóveis e investimentos de demandem apenas recursos próprios que sejam considerados prioritários.

Abertura dos trabalhos na Câmara
Os trabalhos da 18ª legislatura na Câmara de Vereadores foram abertos em sessão solene que contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar (DEM), o vice-prefeito José Maria Tapajós (PR), os 21 vereadores, secretários de governo e outras autoridades. Além da saudação do Executivo Municipal, Nélio fez uma prestação de contas sobre o exercício passado e apontou prioridades para sua gestão.

G1 tenta contato com a assessoria do ex-prefeito Alexandre Von (PSDB).